terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Ensaio sobre um regime

Diante de tempos em que ser bela é obrigatório, falar sobre regime é tão cotidiano como falar do preço da banana na feira. Podemos dizer que,hoje em dia, vivemos uma ditadura da moda e da beleza, onde ser bonito é sinônimo de estar dentro dos padrões. E que padrões? Aqueles que a indústria da moda instaura na cabeça das pessoas. Das pessas normais, como eu que escrevo, como você que me lê , como tantas outras brasileiras da bunda grande e da perna grossa,e que quer, de algum jeito, ser um pouco européia, magra, esguia, fina, sem curvas. Tenho a impressão de que algumas lojas ainda não notaram que não estamos na europa! mas enfim. O regime do qual quero tratar hoje é outro.
Se a gente precisa emagrecer o corpo pra ficar mais bonita, há quem diga que precisamos também eliminar as gordurinhas, ou o peso em excesso, para que vivamos saudáveis. São essas gorduras que fazem algumas coisas em nosso corpo ir, pouco a pouco, e numa linguagem simples, pifando. Quando você engorda muito muita coisa na sua vida muda. A loja em que você comprava roupas muda, a sua disposição para atividades ao ar livre também; o seu joelho também se torna outro quando você dá uma engordada. E o coração? Pulmão? Fígado? De modo geral tudo se transforma quando você ganha peso, e as mudanças quase nunca são para melhor. Daí focamos num ponto: gordura em execesso faz mal.
De vez em quando, sou uma pessoa muito "viajante", páro num mundo meu e começo a pensar sobre tanta coisa, que quando vejo, estou perdida dentro de meus prórprios pensamentos. e foi assim, numa dessas viagens, que comecei a pensar nas gorduras que levamos na alma. Enloqueceu? Gordura na alma? Não. E respondo:
Se a gordura faz mal, como um vírus que se instaura e vai correndo nosso corpo saudável,porque não podemos tratar as coisas que incomodam nossa alma, que a fazem ficar doentes, como excesso de gordura? Pois é, existem pessoas que são gordas de alma. E quando digo gordas de alma, não quero que a palavra gorda ganhe sentido perjorativo.
E o que seria uma pessoa com alma gorda? São aquelas pessoas que vão fazendo estoque, dentro de si, de coisas que não são necessárias. Vão estocando, tal qual um corpo incapaz de eliminar as calorias, mágoas, ressentimentos, ódios,rancores, e são incapazes de eliminar as toxinas.
A mágoa e seus acompanhantes vão ficando na alma da gente de um modo, que quando percebemos, nos tornamos incapazes de fazer apenas um regiminho para "emagrecer". É ai que precisamos da ajuda de alguns farmacos competentes, que consigam, artificialmente funcionar pelo nosso organismo. É aí que recorremos aos doutores, às mirabolantes dietas facilmente achadas na internet. E quando é que isso acontece? Quando bate o desespero. É na hora em que nos tornamos desesperadas pelo corpo perfeito que procuramos uma ajuda séria, ou na hora em que alguma doença nos comprometa a vida. E quando é a nossa alma quem engordou de repente? Como é que a gente faz?
Algus procuram meios religiosos para salvar a alma do pecado e da cólera. Recorrendo a Deus, antes esquecido, algumas pessoas se ajoelham e pedem perdão, pedem que lhes tire da alma essa gordura, essa coisa pegajosa e que corrói o espírito. Encara Deus como um endocrinologista, e acha que, Ele é quem pode fazer o milagre por si. Mas, se não fizermos nossa parte quando vamos a um endocrinologista, emagrecemos? a resposta é simples: não. Então porque raios devemos achar que, apenas pedindo a Deus tudo se resolverá? Se não segurimos a dieta a risca não vamos perder o peso desejado, portanto, se não seguirmos o ensinemto do nosso novo endócrino, também não obteremos sucesso na nossa dieta de alma. Outras pessoas recorrem a tantas outras filosofias e ensinamentos, e teorias, e falações, sermões e o que for,afim de eliminar estes "quilinhos" a mais. Livros de auto ajuda são famosos por ai. Alguns prometem verdadeiros milagres internos. E vou confessar: talvez estes milagres realmente aconteçam. Tudo depende de quem e do modo como o regime é seguido. Uma escapadinha ali, outra aqui, às vezes são permitidas. Assim como a vontade incontrolável de comer chocolate na TPM será perdoada, sentir-se magoada, ou triste, após toda essa experiência de auto ajuda, também é permitido. Porém, não é permitido exageros que comprometam os resultados finais. Seu chocolate só será liberado na sua TPM. Sua mágoa só será aceitável por uma noite. Faça uma caminhada para perder a caloria do seu doce. E uma prece para perdoar uma mágoa. Você emagrece seu corpo e sua alma.
No fim de tudo isso , acho que a nossa vida, resumiu-se numa dieta. Existem dietas que só beneficiam sua vida. Assim, um obeso,mesmo que não consiga perder um grama, ainda se esforça em comer aquela beterraba no almoço, um magoado também deve exercer a capacidade de esforçar-se. De trocar seu rancor pelo perdão.
A gente pensa em cortes na comida, em reabilitação alimentar para conquistarmos nosso corpo belo, e para curarmos algumas doenças provenientes do excesso de peso. E a palavra da ordem para a dieta da alma deve ser o perdão. O perdão faz pelo seu espírito o que uma caminhada faz pela sua saúde. Você começa com má vontade, aliás, você nem quer caminhar, afinal ser sedentária é tão gostoso. Mas quando começa a caminhar, vai percebendo as maravilhas que isso traz a você. Vai notando que seu corpo muda, e sua disposição aumenta. Assim também é com o perdão: No começo ele parece ser inviável. Perdoar? eu nem tenho o que perdoar. Quem sou eu para isso? Você é alguém que precisa emagrecer já a sua alma.
Emagrecer é eliminar. Perdoar é esquecer. E os dois só funcionam se a gente se dedica, se a gente segue a risca as orientações de um médico, seja ele qual for. E a manutenção é o mais importante. Não posso entregar-me às tentações da comilança, e também não posso deixar-me levar pela raiva ou pela mágoa. Entenda que, do mesmo modo que comer é um prazer efemero,a raiva também deve ser rápida em sua vida. Não cultive as coisas que só engordam você e sua alma.
Vamos caminhar para tonificar as pernas, para nos fazer por a cabeça no lugar. Vamos começar já a fazer algum regime. Seja ele de qualquer ordem.

O importante é emagrecer. Uns o corpo. Outros  a alma.

Um comentário:

  1. Você não sabe a alegria que me dá ao ver você refletindo sobre o espírito. Ótimo post.
    Belo começo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir